Equação do 2º Grau
Qual o valor de c na equação x² - 7x - 2c = 0,sabendo que -3 é uma das raízes?
a)30
b)25
c)20
d)15
e)10
Resposta:
x² - 7x - 2c = 0
(-3)² - 7*(-3) - 2c = 0
9 + 21 - 2c = 0
2c = 30
c = 15
letra d).
Seu objetivo é oferecer mais um instrumento de consulta para os concurseiros e estudantes em geral.
quarta-feira, 25 de maio de 2016
segunda-feira, 23 de maio de 2016
Três números consecutivos
Equação do 1ºGrau
Três números inteiros consecutivos tem soma igual a 393. O maior deles é?
a)128
b)129
c)131
d)132
e)134
Resposta:
n+(n+1)+(n+2) = 393
3n+3 = 393
3n = 393 - 3
3n = 390
n = 130
os números: 130,131 e 132
letra d).
Três números inteiros consecutivos tem soma igual a 393. O maior deles é?
a)128
b)129
c)131
d)132
e)134
Resposta:
n+(n+1)+(n+2) = 393
3n+3 = 393
3n = 393 - 3
3n = 390
n = 130
os números: 130,131 e 132
letra d).
sexta-feira, 20 de maio de 2016
Não divisíveis por 15
Progressão Aritmética
O número de inteiros compreendidos entre 200 e 500 que são divisíveis por 5 e não divisíveis por 15, é:
a) 100
b) 39
c) 41
d) 59
e) 80
Resposta:
Os números divisíveis por 5 formam uma P.A onde:
a1 = 200
an = 500O número de inteiros compreendidos entre 200 e 500 que são divisíveis por 5 e não divisíveis por 15, é:
a) 100
b) 39
c) 41
d) 59
e) 80
Resposta:
Os números divisíveis por 5 formam uma P.A onde:
a1 = 200
r = 5
n = ?
an = a1+(n-1).5
500 = 200 + 5n-5
500-200+5 = 5n
305 = 5n
n = 305/5
n = 61.
Para os divisíveis por 15,vem:
a1 = 210
an = 495
r = 15
n = ?
495 = 210+(n-1).15
495 = 210+15n-15
495 - 210+15=15n
300 = 15n
n = 20
logo 61 - 20 = 41
letra c).
quarta-feira, 18 de maio de 2016
Jogando em qualquer posição
Análise combinatória
De quantas maneiras diferentes um técnico pode escalar seu time de basquete (com 5 membros) tendo á sua disposição 12 atletas que jogam em qualquer posição?
a)792
b)729
c)692
d)629
e)296
Resposta:
C n ,p = n! / p! . (n - p)!
Combinação de 12 elementos,cinco a cinco.
C 12, 5 = 12! / 5! . (12 - 5)!
C12, 5 = 12! / 5! . 7!
C12, 5 = 12 . 11 . 10 . 9 . 8 . 7! / 5! . 7!
C12, 5 = 12 . 11 . 10 . 9 . 8 / 5 . 4 . 3 . 2 . 1
C12, 5 = 11 . 10 . 9 . 8 / 5 . 2
C12, 5 = 11 . 9 . 8 = 792 maneiras
letra a).
De quantas maneiras diferentes um técnico pode escalar seu time de basquete (com 5 membros) tendo á sua disposição 12 atletas que jogam em qualquer posição?
a)792
b)729
c)692
d)629
e)296
Resposta:
C n ,p = n! / p! . (n - p)!
Combinação de 12 elementos,cinco a cinco.
C 12, 5 = 12! / 5! . (12 - 5)!
C12, 5 = 12! / 5! . 7!
C12, 5 = 12 . 11 . 10 . 9 . 8 . 7! / 5! . 7!
C12, 5 = 12 . 11 . 10 . 9 . 8 / 5 . 4 . 3 . 2 . 1
C12, 5 = 11 . 10 . 9 . 8 / 5 . 2
C12, 5 = 11 . 9 . 8 = 792 maneiras
letra a).
segunda-feira, 16 de maio de 2016
Elememtos do conjunto
Conjuntos
(CESGRANRIO)Em um grupo de 48 pessoas, 9 não têm filhos. Dentre as pessoas que têm filhos, 32 têm menos de 4 filhos e 12, mais de 2 filhos. Nesse grupo, quantas pessoas têm 3 filhos?
a)4
b)5
c)6
d)7
e)8
Resposta:
Usando a fórmula n(A U B)= n(A) + n(B) - n(A interseção B),temos:
48 = 9 + 32 + 12 - n(A interseção B)
48 - 53 = - n (A interseção B)
n (A interseção B) = 5
letra b).
(CESGRANRIO)Em um grupo de 48 pessoas, 9 não têm filhos. Dentre as pessoas que têm filhos, 32 têm menos de 4 filhos e 12, mais de 2 filhos. Nesse grupo, quantas pessoas têm 3 filhos?
a)4
b)5
c)6
d)7
e)8
Resposta:
Usando a fórmula n(A U B)= n(A) + n(B) - n(A interseção B),temos:
48 = 9 + 32 + 12 - n(A interseção B)
48 - 53 = - n (A interseção B)
n (A interseção B) = 5
letra b).
sexta-feira, 13 de maio de 2016
Transformando em segundos
Operação com medida de ângulo
Quantos segundos tem 15 graus 5 minutos e 2 segundos?
a)54302
b)55600
c)56785
d)66400
e)66430
Resposta:
15 x 60minutos = 900minutos + 5minutos = 905 minutos
905 minutos x 60segundos = 54300segundos + 2segundos = 54302segundos
letra a).
Quantos segundos tem 15 graus 5 minutos e 2 segundos?
a)54302
b)55600
c)56785
d)66400
e)66430
Resposta:
15 x 60minutos = 900minutos + 5minutos = 905 minutos
905 minutos x 60segundos = 54300segundos + 2segundos = 54302segundos
letra a).
quarta-feira, 11 de maio de 2016
Preço de venda
Percentagem
O preço de venda de um bem de consumo é de R$100,00.O comerciante tem um ganho de 25% sobre o preço de custo deste bem.O valor do preço de custo é,em reais:
a)50
b)60
c)70
d)80
e)90
Resposta:
Esse problema pode ser resolvido pela fórmula: M = c(1 +i.t)
onde M = preço de venda
c = preço de custo
i = percentual aplicado
t = 1,pois o ganho é imediato.logo vem:
100 = c(1 + 0,25.1)
100 = c(1,25)
c = 100 / 1,25
c = 10000 / 125
c = R$ 80,00
Prova:
R$ 80,00 + 25% = R$100,00
letra d).
O preço de venda de um bem de consumo é de R$100,00.O comerciante tem um ganho de 25% sobre o preço de custo deste bem.O valor do preço de custo é,em reais:
a)50
b)60
c)70
d)80
e)90
Resposta:
Esse problema pode ser resolvido pela fórmula: M = c(1 +i.t)
onde M = preço de venda
c = preço de custo
i = percentual aplicado
t = 1,pois o ganho é imediato.logo vem:
100 = c(1 + 0,25.1)
100 = c(1,25)
c = 100 / 1,25
c = 10000 / 125
c = R$ 80,00
Prova:
R$ 80,00 + 25% = R$100,00
letra d).
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