quinta-feira, 18 de julho de 2013

Por IOB Concursos

Mobilidade Urbana e Mobilidade Urbana Sustentável– Pelo Prof. Geraldo Pimenta
O intenso processo de urbanização nas cidades brasileiras ocorreu e vem ocorrendo de forma acelerada e desordenada, produzindo assim, profundas transformações no meio ambiente urbano que atingem, principalmente, os setores político-econômico, sociocultural. Hoje se fala em inchaço urbano ou macrocefalia urbana que significa um crescimento exacerbado da população nas cidades e, a descentralização colabora para que ocorra a realocação as atividades de comércio e serviços para outras partes das cidades em um processo de ocupação das áreas periféricas, aumentando a necessidade e complexidade dos deslocamentos da população, tornando os sistemas de transportes em uma importante variável necessária para a qualidade de vida nas cidades.

Então quando falamos em mobilidade urbana, analisamos a situação do sistema dos nossos transportes e de toda forma de Mobilidade Urbana, consideramos os problemas e as necessidades do deslocamento pela população, as linhas de intervenções e a boa condução de um plano de mobilidade, a pergunta é: O Estado tem condições de equacionar os problemas de mobilidade urbana?

Estamos acompanhando as manifestações que apontam principalmente a Mobilidade Urbana como um dos maiores problemas do cidadão e um dos maiores desafios do governo Dilma, portanto, várias são as causas desse caos urbano. Por um lado o governo encurralado, lutando contra o tempo, busca-se arrumar o país para os grandes eventos, mas a “casa” estava desarrumada a bastante tempo, como arrumar a parte urbana desse lar, com tantos utensílios fora do lugar.

O aumento da frota de veículos, principalmente do automóvel, promove alterações na operação e gestão do sistema viário, que tem sido adequado ao uso mais eficiente do automóvel, em detrimento dos demais modos. Esse processo acentua ainda mais a desigualdade nas cidades, já que o automóvel, em geral, passa a ser o modo mais eficiente e ágil nos deslocamentos da população, assim como colabora para a intensificação dos impactos ambientais nas áreas urbanas, pois, o uso do transporte individual, principalmente o por automóveis e/ou motocicletas, aumentam os níveis de poluição sonora ou do ar.
O novo conceito de mobilidade urbana determina a adoção de uma visão sistêmica sobre toda a movimentação de bens e de pessoas, envolvendo todos os modos e todos os elementos que produzem as necessidades de deslocamentos; diferentemente da maneira tradicional que trata isoladamente o trânsito, o planejamento e a regulação do transporte coletivo, a logística de distribuição das mercadorias, a construção da infraestrutura viária e das calçadas, etc.
Em 2012 realizamos a Rio + 20 onde se discutiu bastante a sustentabilidade ambiental então agora temos que desenvolver um Mobilidade sustentável que é a maneira dos seres humanos se deslocarem sem que afetem o meio ambiente.
Mas o que vem a ser Mobilidade Urbana Sustentável?
Segundo o Estatuto da Mobilidade Urbana, mobilidade urbana sustentável é o resultado de um conjunto integrado de políticas públicas no espaço urbano que assegura a todos os cidadãos o acesso amplo e democrático.
Meus alunos não basta atentar somente para a questão dos transportes, existem várias coisas para se discutir antes de escolher qual o melhor modal para a massa, esse tema pode ser cobrado em provas de redação nos próximos concursos, então nossa proposta é abordar nos próximos artigos os diagnósticos e os prognósticos da mobilidade urbana no Brasil, e quais são as medidas que o governo tem tomado para a solução de um problema diríamos crônico, mas que não é impossível de ser solucionado.

Geraldo Pimenta é geógrafo e arquivólogo, professor, formado pela Universidade Federal Fluminense e PUC/MG. Leciona em diversos cursos preparatórios e universidades. Mestre em Gestão de Documentos pela PUC/MG.

A fração que falta

Problema Com Fração

Em certa cidade, uma lei só é aprovada se 3/5 dos vereadores votarem favoravelmente. Se 56% dos vereadores estão a favor da lei, que fração ainda falta para aprová-la?
a)6/25
b)4/25
c)3/25
d)2/25
e)1/25

Resposta:

3 / 5 x 100% = 60 %
60 % - 56 % = 4 % ( falta para aprovar lei )
logo=======> 4 % = 4 / 100 ====>ser igual a 1 / 25 ==> que é a fração que falta para aprovar a lei.
letra e).

terça-feira, 16 de julho de 2013

Descubrindo a idade

Problema Com Fração
A soma das idades de Carlos e Mário é 40 anos. A idade de Carlos é 3/5 da idade de Mário. Qual a idade de Mário?
a)15
b)20
c)21
d)22
e)25

Resposta:

C ===>idade de Carlos
M====> idade de Mário
C + M =40
C = 3 / 5 . M
3 / 5.M + M = 40
8 M = 200
M = 25
letra e).

domingo, 14 de julho de 2013

O preço que Biu pagou

Máximo Divisor Comum

Zeca, Peu e Biu compraram sapatos. Zeca gastou R$ 144,00 , Peu R$ 72,00 e Biu R$ 120,00.Todos os sapatos custaram o mesmo preço. Quantos sapatos Biu comprou ?
a)6
b)5
c)4
d)3
e)2

Resposta:

O menor número que divide 144, 72 e 120 ao mesmo tempo é encontrado por:
m d c (144,72,120) = 24
então R$ 24,00 é o preço de cada sapato.
120 / 24 = 5
letra b).

quinta-feira, 11 de julho de 2013

O maior da soma de dois números

Sistema de equação
A soma de dois números é 450 e o quociente entre eles é 8. O maior número é:
a)50
b)400
c)200
d)500
e)350

Resposta:

x + y = 450
e x / y = 8 ===> x = 8 y
8 y + y = 450
9 y = 450
y = 50,logo vem:
x = 8 . 50
x = 400
letra b).

terça-feira, 9 de julho de 2013

Alunos participantes

Percentagem

Uma escola oferece aos seus alunos cursos de Inglês e Francês no período das férias. No último verão participaram 40% dos alunos da escola. Sabendo que 60% dos participantes se matricularam no curso de Inglês e 50% no de Francês.Qual a porcentagem dos alunos que fizeram os dois cursos?
a)8%
b)7%
c)6%
d)5%
e)4%

Resposta:

Apenas 40% participaram.
Desses 40% :
60% de 40% = 24% ===>Inglês
50% de 40% = 20% ===>Francês. Logo:
n(I U F) = n(I) + n(F) - n(I Ω F)
40 = 24 + 20 - x
40 - 44 = - x
x = 4% 
letra e). 

domingo, 7 de julho de 2013

Transformando unidade

Problema Com Horas
Um avião tem velocidade média de 600Km/h.Em 6h e 15min de vôo ele percorrerá?
a) 7305 km
b)7350 km
c) 5730 km
d)3750 km
e)3705 km

Resposta:

6h e 15 min = 6,25 h

Vm = s / t =====> 600 = s / 6
s = 3750 km,
letra d)