quarta-feira, 31 de julho de 2013

As vacas e a ração

Regra de Três

Um leiteiro tem 32.000kg de alfafa para alimentar 25 vacas durante 160 dias.Depois de 45 dias, compra mais 4 vacas.Quantos quilos de alfafa deve comprar até o fim dos 160 dias, se não diminui a ração?
a)3860
b)3680
c)3086
d)3068
e)3806

Resposta:

160 - 45 = 115 dias,logo vem:

Kg<-------> Vacas<------> dias

32000<------> 25<-------> 160

x<-----------> 4<--------> 115

32000/x = 25/4 . 160/115
32000/x = 5/1 . 40/23
32000/x = 200/23
x = 3680
letra b).

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Os ponteiros formando ângulo

Trabalhando com horas
Qual é, em graus, o menor ângulo formado pelos ponteiros de um relógio quando ele marca 3h 15 minutos.
a)7,5
b)8,5
c)9,5
d)10,5
e)11,5


Resposta:

usamos o esquema temos:
Ponteiro Horas : 30.h + 0,5.min
Ponteiro Minutos: 6.min, daí vem:
30 . 3 + 0,5 . 15 = 90 + 7,5 = 97,5º
6 . 15 = 90º,logo fica:
97,5 - 90 = 7,5º
letra a). 

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Multa paga pelo prefeito

Percentagem
O prefeito de uma pequenina cidade do interior, foi multado pelo Tribunal de Contas em R$ 12 mil, importância correspondente à 30% dos seus vencimentos no primeiro quadrimestre de 2008, por ferir a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Com base neste relato, qual a diferença,em Reais, entre a multa e o salário mensal do prefeito?
a)6mil
b)5mil
c)4mil
d)3mil
e)2mil

Resposta:

x-------->salário mensal do prefeito
4x------->salário do prefeito no quadrimestre
30 /100 . 4x = 12 mil
12/10 x = 12
x = 10 mil
mas, 12 mil - 10 mil = 2 mil
letra e).

quarta-feira, 24 de julho de 2013

O metro navegado

Trigonometria

De uma ponta da praia avista-se com um ângulo de 45°, em relação a horizontal, o alto de uma torre de 50m. A torre fica numa ilha.Para transportar material da praia à ilha, um barqueiro cobra R$0,20 por metro navegado. Quanto ele recebe em cada transporte que faz ?
a)R$18,00
b)R$17,00
c)R$16,00
d)R$15,00
e)R$14,00

Resposta:

tg 45º = 50 / x
√2 / 2 = 50 / x
√2 x = 100
x = 50√2 m
se √2 = 1,4.
x = 50.1,4
x = 70 m
mas ,70 . 0,20 = R$14,00;
letra e).

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Força horizontal

Leis de Newton

Uma força horizontal de 10N, é aplicada num bloco A de 6kg a qual, por sua vez, atua em um segundo bloco B de 4kg.Desprezando a força de resistência do ar, a força que um bloco exerce sobre o outro, é:
a)4N
b)5N
c)6N
d)7N
e)8N

Resposta:

[F - Fba = Ma . ∂
[ Fab = Mb . ∂

somando as duas expressões,temos:
F = (Ma +Mb) . ∂
10 = 10 . ∂
∂ = 1 m/s²
logo como Fab = Fba ,temos:
Fab = Mb . ∂
Fab = 4 . 1
Fab = Fba
Fab = 4N
letra a).

sábado, 20 de julho de 2013

Gasolina gasta pela prefeitura

Regra de Três

Uma Prefeitura gasta mensalmente 1.830 litros de combustível com um ônibus que transporta estudantes até a escola mais próxima. Essa quantidade representa 3/8 de todo o combustível que a Prefeitura gasta durante o mês. Nessas condições, a quantidade total de combustível gasta mensalmente pela Prefeitura é,em litros,de:
a)8840
b)8480
c)8084
d)4088
e)4880

Resposta:

Fazemos a seguinte Regra de Três,temos:

se 3 / 8============> 1830 litros
8 / 8============> x litros
x = 4880 litros
letra e).

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Por IOB Concursos

Mobilidade Urbana e Mobilidade Urbana Sustentável– Pelo Prof. Geraldo Pimenta
O intenso processo de urbanização nas cidades brasileiras ocorreu e vem ocorrendo de forma acelerada e desordenada, produzindo assim, profundas transformações no meio ambiente urbano que atingem, principalmente, os setores político-econômico, sociocultural. Hoje se fala em inchaço urbano ou macrocefalia urbana que significa um crescimento exacerbado da população nas cidades e, a descentralização colabora para que ocorra a realocação as atividades de comércio e serviços para outras partes das cidades em um processo de ocupação das áreas periféricas, aumentando a necessidade e complexidade dos deslocamentos da população, tornando os sistemas de transportes em uma importante variável necessária para a qualidade de vida nas cidades.

Então quando falamos em mobilidade urbana, analisamos a situação do sistema dos nossos transportes e de toda forma de Mobilidade Urbana, consideramos os problemas e as necessidades do deslocamento pela população, as linhas de intervenções e a boa condução de um plano de mobilidade, a pergunta é: O Estado tem condições de equacionar os problemas de mobilidade urbana?

Estamos acompanhando as manifestações que apontam principalmente a Mobilidade Urbana como um dos maiores problemas do cidadão e um dos maiores desafios do governo Dilma, portanto, várias são as causas desse caos urbano. Por um lado o governo encurralado, lutando contra o tempo, busca-se arrumar o país para os grandes eventos, mas a “casa” estava desarrumada a bastante tempo, como arrumar a parte urbana desse lar, com tantos utensílios fora do lugar.

O aumento da frota de veículos, principalmente do automóvel, promove alterações na operação e gestão do sistema viário, que tem sido adequado ao uso mais eficiente do automóvel, em detrimento dos demais modos. Esse processo acentua ainda mais a desigualdade nas cidades, já que o automóvel, em geral, passa a ser o modo mais eficiente e ágil nos deslocamentos da população, assim como colabora para a intensificação dos impactos ambientais nas áreas urbanas, pois, o uso do transporte individual, principalmente o por automóveis e/ou motocicletas, aumentam os níveis de poluição sonora ou do ar.
O novo conceito de mobilidade urbana determina a adoção de uma visão sistêmica sobre toda a movimentação de bens e de pessoas, envolvendo todos os modos e todos os elementos que produzem as necessidades de deslocamentos; diferentemente da maneira tradicional que trata isoladamente o trânsito, o planejamento e a regulação do transporte coletivo, a logística de distribuição das mercadorias, a construção da infraestrutura viária e das calçadas, etc.
Em 2012 realizamos a Rio + 20 onde se discutiu bastante a sustentabilidade ambiental então agora temos que desenvolver um Mobilidade sustentável que é a maneira dos seres humanos se deslocarem sem que afetem o meio ambiente.
Mas o que vem a ser Mobilidade Urbana Sustentável?
Segundo o Estatuto da Mobilidade Urbana, mobilidade urbana sustentável é o resultado de um conjunto integrado de políticas públicas no espaço urbano que assegura a todos os cidadãos o acesso amplo e democrático.
Meus alunos não basta atentar somente para a questão dos transportes, existem várias coisas para se discutir antes de escolher qual o melhor modal para a massa, esse tema pode ser cobrado em provas de redação nos próximos concursos, então nossa proposta é abordar nos próximos artigos os diagnósticos e os prognósticos da mobilidade urbana no Brasil, e quais são as medidas que o governo tem tomado para a solução de um problema diríamos crônico, mas que não é impossível de ser solucionado.

Geraldo Pimenta é geógrafo e arquivólogo, professor, formado pela Universidade Federal Fluminense e PUC/MG. Leciona em diversos cursos preparatórios e universidades. Mestre em Gestão de Documentos pela PUC/MG.